“A Imprensa Periódica Beirã em Tempos de Mudança”

A Imprensa Periódica Beirã em Tempos de Mudança

 

“A Imprensa Periódica Beirã em Tempos de Mudança”

O livro agora publicado compila resultados dos trabalhos da autora relativamente às três primeiras décadas do Século XX, desenvolvidos enquanto mestre e doutoranda. Como objectivo essencial, pretende demonstrar a capacidade de mudança social por elites locais, tendo como instrumento fundamental a imprensa periódica. Sustentada numa visão global da evolução do periodismo português e da Beira, proporciona um retrato detalhado da sociedade política beirã na época e do papel essencial que certos líderes assumiram no progresso espiritual e material da Região, na agregação de camadas mais vastas da população aos seus ideais.

 

Regina Gouveia

Nascida a 6 de Outubro de 1961, Regina Gouveia iniciou uma carreira profissional como professora do ensino primário (1.º CEB) em 1983. Já licenciada em Comunicação Social, integrou em Fevereiro de 1998, no mesmo mês em que concluiu o seu mestrado em Ciências da Comunicação, o corpo docente da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico da Guarda, onde ainda exerce funções.
Dando continuidade às investigações antes empreendidas, escolheu centrar na imprensa periódica da Beira Interior o projecto com que obteve em 2004 o grau de doutorada, tendo estudado «A Interação do Universo Político com o Campo da Comunicação» antes e durante a 1.ª República.
Num livro recentemente publicado, mais dedicado ao periodismo republicano e intitulado «A Imprensa Beirã em Tempos de Mudança», destacou a capacidade de alteração do estado social e do regime político, da Monarquia para a República, num contexto marcado por combates simbólicos em que os actores integravam elites locais e os instrumentos eram sobretudo os jornais.
O estudo do papel essencial que certos líderes assumiram através da imprensa no progresso espiritual e material da Região, na agregação de camadas mais vastas da população aos seus ideais, permitiu-lhe ter conhecimento dos principais arautos republicanos com origens na Beira. Um deles foi Feio Terenas, protagonista de ação social e política muito relevante no tempo, dos maiores a nível nacional, e, ainda assim, tão negligenciado pelas gerações vindouras.

© EDITORA FONTE DA PALAVRA – 2010 – TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s